//Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Histórico

Acessos: 651

História do IFPA no município de Abaetetuba

O IFPA Campus Abaetetuba foi implantado no dia 20 de outubro de 2008, no município de Abaetetuba, no espaço físico em que funcionava a antiga Escola de Trabalho e Produção do Pará –(ETPP), do Governo do Estado do Pará, espaço este situado à rua Rio de Janeiro, no bairro da Francilândia.

Os primeiros cursos ofertados no ano de 2008 foram: Técnico em Edificações e Informática, integrados ao Ensino Médio; Técnico em Informática, Aquicultura, Pesca e Saneamento, subsequentes ao Ensino Médio, todos em regime regular de ensino. 

No ano de 2009, foi implantado no Campus Abaetetuba o curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação no Campo e Especialização em Educação no Campo, estes últimos em regimes intervalares de ensino.

Em 2010, foi ofertado o Curso de Pós-graduação latu sensu PROEJA, em regime regular de ensino e o curso de Licenciatura em Pedagogia pelo PARFOR- Plataforma Freire.

Atualmente, no Campus Abaetetuba funcionam os seguintes cursos: Licenciatura em Biologia, Técnico Subsequente ao Ensino Médio (Edificações, Informática, Aquicultura, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho), Técnico Integrado ao Ensino Médio (Edificações, Informática e Mecânica).

Além disso, são ofertados cursos de Programas do Governo Federal como: Programa Mulheres Mil, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, este com extensão nos polos dos municípios de Moju, Acará e Igarapé-Miri, além dos cursos de Licenciatura em: Pedagogia, Biologia, Física e Educação no Campo pelo PARFOR e os Cursos do E-TEC/Brasil.

Dentre os motivos que levaram à implantação do IFPA, no município de Abaetetuba, podemos destacar: a intenção do Governo Federal na expansão da oferta de vagas para o segmento da Educação Profissional; o grande interesse manifestado pela comunidade da região do Baixo Tocantins; a necessidade de formação de profissional que atendesse à demanda do setor produtivo da região, apoiando a economia e buscando, em conjunto o desenvolvimento socioeconômico, local e regional.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
-->