Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ministro do Turismo visita o IFPA campus Bragança e participa da formatura da Escola Nacional de Turismo
Início do conteúdo da página

Ministro do Turismo visita o IFPA campus Bragança e participa da formatura da Escola Nacional de Turismo

Cerimônia marcou a entrega dos certificados aos primeiros concluintes do curso de Espanhol em Bragança como preparação para a COP30

  • Publicado: Terça, 29 de Julho de 2025, 15h04
  • Última atualização em Terça, 29 de Julho de 2025, 15h18
imagem sem descrição.

Celso Sabino entrega certificado de conclusão de curso de Espanhol a alunos da Escola Nacional do Turismo

O ministro do Turismo Celso Sabino participou de uma cerimônia de formatura no auditório do IFPA campus Bragança na noite desta quarta-feira (4). O evento marcou a conclusão dos primeiros três ciclos do curso de idiomas voltado para a COP30 ofertado em Bragança (PA) pela Escola Nacional do Turismo, iniciativa pioneira fruto de parceria do Ministério do Turismo com o Instituto Federal do Pará (IFPA).

A secretária municipal de Turismo, Maryllin de Oliveira, participou da cerimônia no IFPA, que reuniu formandos e convidados. As três turmas de Espanhol do Campus Bragança foram iniciadas em novembro de 2024.

A quarta turma está em andamento, com 40 alunos ativos e aulas à noite. Outras três devem ser abertas no segundo semestre. A oferta é conduzida pelo Centro de Idiomas (Ceni) do IFPA em Bragança.

O curso ministrado no IF é direcionado à qualificação de profissionais que pretendem atuar no atendimento ao público durante e após a realização da COP30. Bragança está na lista dos potenciais destinos turísticos visitados pelos participantes da Conferência do Clima, que será sediada em Belém no mês de novembro.

Falando em espanhol aos formandos, o ministro Celso Sabino destacou que as ações da Escola Nacional do Turismo em parceria com o IFPA deixam um legado para além da COP.
Celso Sabino destacou que o turismo representa um caminho de desenvolvimento sustentável para a região. "Em Bragança temos essas oportunidades com o turismo aflorando a cada esquina", enfatizou.

Maurício Quadros, representante da direção do IFPA campus Bragança na cerimônia, saudou os formandos e destacou que as ações da Escola Nacional do Turismo no IFPA campus Bragança seguem ao longo do ano. No segundo semestre, o IFPA campus Bragança terá cursos ligados ao eixo de Turismo e Hospitalidade pela Escola Nacional do Turismo. Estão previstos quatro cursos: Qualidade no Atendimento aos Turistas, Condutor de Atrativos Turísticos, Gestão de Negócios Turísticos e Hospedagem Domiciliar, todos eles na modalidade de Formação Inicial Continuada (FIC).

Inaugurada em 29 de novembro de 2024, a Escola Nacional de Turismo é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Pará. O IFPA é responsável pela execução de cursos nas modalidades presencial e a distância. Inicialmente foram ofertadas 4,6 mil vagas voltadas à gestão de negócios, recepção de turistas e atendimento ao público.

Criada para atender a alta demanda de qualificação do setor turístico, a Escola Nacional de Turismo é um modelo que o Ministério do Turismo pretende levar aos outros estados e ao Distrito Federal. Em fevereiro, o ministro Celso Sabino esteve em Belém para entregar os certificados da primeira turma da Escola Nacional do Turismo, com 212 formados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
//-->