IFPA forma primeira turma regular de Geografia em Bragança
Jornada de colações de grau também marcou a estreia do curso técnico em Meio Ambiente; 113 estudantes participaram das cerimônias

Momento inesquecível para cada formando, as cerimônias de colação de grau do IFPA, realizadas nos dias 22 e 23 de maio, guardavam algo especial para a história do Campus Bragança: entre os 113 formandos estavam os alunos das primeiras turmas regulares da Licenciatura em Geografia e do curso técnico integrado em Meio Ambiente.
A celebração reuniu docentes que atuam nos cursos e que acompanharam as primeiras turmas desde o ingresso. Foi um momento de homenagens e comemorações, compartilhado com pais, amigos e formandos de todos os cursos do IF em Bragança.
Também estiveram presentes na cerimônia os professores que ajudaram a implantar, no campus, a graduação em Geografia, que, em 2023, tornou-se a primeira licenciatura do IFPA a obter nota máxima na avaliação do INEP/MEC.
O curso de Geografia do IFPA Campus Bragança foi avaliado com nota 5 pelo MEC em 2023. Saiba mais.
O pró-reitor de Ensino do IFPA, professor Arthur Boscariol, que atuou na elaboração do projeto pedagógico do curso, e a professora Gabriela Boer, que liderou a implantação da licenciatura em Bragança, estavam entre os convidados homenageados pelos formandos.
Quem abriu os discursos da noite, para um auditório lotado, foi o professor Aldo Luiz Fernandes de Souza, do curso de Geografia, que enfatizou a formação humana e voltada para as questões urgentes da Amazônia: “A gente está no caminho certo. O que estamos fazendo aqui é muito importante”, destacou.
Na mesa, representando o curso ao lado de coordenadores e diretores do Campus Bragança, estava o professor Gabriel Barros, coordenador da Geografia, que ressaltou o empenho dos alunos pioneiros em realizar atividades que deixam um legado para o curso na instituição, como o evento "Falando de Geografia em Bragança", criado pelos estudantes e que está em sua 5ª edição, e o "Encontro Paraense de Geografia", que teve Bragança como sede em 2024.
Na sexta-feira (23), foram os formandos de Meio Ambiente que escreveram seus nomes na história do campus. A primeira turma, com 19 alunos, homenageou professores e servidores que estiveram presentes ao longo dos três anos da jornada escolar, entre eles a professora Francisca Socorro Peixoto, que se emocionou ao discursar para seus agora ex-alunos.
SUB Cerimônia silenciosa sem palmas emocionou o público
A cerimônia da sexta-feira (23) teve outro ingrediente especial: a formatura do aluno Estras Wesley Ryan, concluinte do curso técnico em Pesca. Muito querido por servidores e pelas equipes de apoio do IFPA, Wesley é o primeiro aluno com transtorno do espectro autista (TEA) a concluir o curso de Pesca.
Ao lado da mãe, Edna de Jesus, Wesley viu o auditório inteiro do IFPA substituir as palmas tradicionais por aplausos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, em respeito à sua hipersensibilidade auditiva.
Sem as palmas e com o som do auditório em volume mais baixo, a cerimônia de colação de grau ganhou um sentido ainda mais solene, que se completou com as homenagens prestadas pela equipe do Napne, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, aos monitores João e Rosa, que também concluíram seus cursos no IFPA.
A trajetória e o empenho dos dois foram lembrados em discurso pela professora Nívia Costa, coordenadora do Napne, que se emocionou ao homenagear os monitores, que deixam no IFPA uma inspiração sobre empatia e educação inclusiva. Nívia também destacou as trajetórias dos estudantes que contaram com o apoio do Napne e que agora avançam para novas jornadas escolares.
Cerimônia — As colações de grau dos dias 22 e 23 de maio foram organizadas pela Comissão de Colação de Grau do IFPA Campus Bragança, com o apoio dos estudantes do curso técnico em Eventos. A cerimônia foi conduzida pelo aluno Alexandre Sousa.
Na quinta-feira (22), concluíram seus cursos os alunos de Gestão Ambiental, Agroecologia, Biologia, Geografia e Física. Na sexta-feira, a colação reuniu os alunos dos cursos técnicos em Aquicultura, Pesca, Meio Ambiente, Eventos e Edificações.
Quer conhecer os cursos do IFPA? Acesse braganca.ifpa.edu.br/cursos.
Redes Sociais