Alunos de Geografia do IFPA campus Bragança participam de jornada de trabalhos de campo pelo sudeste do Pará
Caravana já passou pela Serra dos Carajás e por Serra Pelada e encerra atividades na sede da aldeia Akrãtikatejê

Alunos do curso de Licenciatura em Geografia do IFPA campus Bragança fazem uma jornada de seis dias de visitas técnicas no sudeste paraense. Componente obrigatório da formação docente do IFPA, os trabalhos de campo começaram no dia 26 de abril e só se encerram com o retorno dos estudantes no dia 1º de maio.
A atividade, de caráter interdisciplinar, tem como objetivo aprofundar a compreensão dos aspectos físicos, socioeconômicos, culturais e territoriais da região, por meio da vivência direta em diferentes localidades marcadas por expressivos processos históricos e geográficos.
No itinerário dos alunos do campus Bragança estão a cidade de Marabá, a emblemática Serra Pelada e a Serra dos Carajás, maior jazida de minério de ferro do mundo.
"O trabalho de campo no sudeste do Pará representa uma rica oportunidade de formação acadêmica e humana", diz o professor Gabriel Barros. A atividade, explica o docente, "fortalece a prática da pesquisa em campo como ferramenta essencial na construção do conhecimento geográfico".
Na quarta-feira (30), último dia de trabalho de campo, os alunos do IFPA visitam a aldeia Akrãtikatejê, do povo indígena Gavião Akrãtikatejê, na Terra Indígena Mãe Maria. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer aspectos da cultura, da organização social e das lutas por território.
A visita ao Sudeste do Pará pela turma 2022 de Geografia é acompanhada pelos professores Gabriel Barros, Josinaldo Reis e Cássyo Lima.
Quer saber mais sobre a atividade? Siga a turma de Geografia no instagram.com/geografia_ifpabraganca
Redes Sociais